O Impressionismo de Monet

 O impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na Europa durante o século XIX, após um grupo de pintores resolverem pintar "transgredindo" as regras vigentes até aquele momento. (O Realismo principalmente). Neste ponto você pode se perguntar, desde quando a arte deve seguir regras? Mas seguem sim, ou pelo menos seguiam muito mais que agora.
  Quando esse grupo de pintores resolveu pintar com pinceladas soltas, ao ar livre, capitando as variações de luz das paisagens de forma um pouco mais abstrata, surgiu então este novo movimento, que ganhou o nome de Impressionismo graças a uma crítica pejorativa, sobre um quadro do pintor francês Claud Monet, onde dizia-se:
 "Impressão, Nascer do Sol -eu bem o sabia! Pensava eu, se estou impressionado é porque lá há uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha".
  Apesar da crítica ser negativa, Monet e seus colegas não se importaram e passaram a usar a expressão Impressionismo, para denominar o novo movimento.
Dentre todos os pintores que adotaram o estilo impressionista, o que mais me chama atenção é justamente Monet. E por esse motivo resolvi agrupar aqui algumas de suas melhores obras (na minha opinião)




Escritora, fotógrafa e naturalista.

Previous
Next Post »
0 Komentar

Gostou? Então deixe o seu comentário!