Imagine ter a capacidade de fazer um tour por todo cosmo sem sair da sua sala. A experiência de ver, em duas dimensões, o céu inteiro de uma só vez e aplicando o zoom visualizar as galaxias mais distantes. O projeto Terapixel da Microsoft Research tornou tudo isso possível, criando a maior imagem HD do universo.
O projeto Terapixel começou com os dados do Digitized Sky Survey, que é uma coleção de milhares de imagens captadas ao longo de um período de 50 anos por dois telescópios; o Palomar, na Califórnia e o Schmidt em New South Wales, Austrália. Foram recolhidas 1791 pares de imagens que foram montadas e remontadas durante 15 anos, até formar o total de 3 milhões de arquivos.
Imagem do Terapixel através do WorldWide |
O resultado deste trabalho foi uma imagem de 802 GB, com a resolução de 1 Terapixel (por isso o nome do projeto) que é mais ou menos algo como 1.000.000 x 1.000.000 pixels (Só para se ter uma noção do tamanho, caso a imagem fosse impressa, ela teria o tamanho de um campo de futebol).
Mas se você prefere observar os astros de modo convencional, sugiro que conheça alguns softwares de localização, como o Planetarium que apresentamos aqui. Ou você também pode ver imagens ainda mais impressionantes como as presentes no trabalho StarLights