Ursa Maior |
Calisto foi uma das ninfas favoritas de Artemis. Como toda boa seguidora, mantinha a virgindade e praticava, regularmente, das caçadas promovidas pela deusa. De tão bem devotada a essas atividades, logo caiu nas graças de Artemis, que a tinha na mais alta conta. O que Calisto não sabia era que enquanto vivia sua vida tranquila, Zeus caia, a cada dia mais, de amores por ela. Passando, a partir de então a investir sobre ela, com muita frequência. Porém, Artemis sempre era categórica em repelir os impulsos do deus, se mantendo virgem e pura, dentro do que era esperado de sua condição.
Porém, um belo dia, Zeus em seu ápice de astúcia, se disfarça de Artemis para se aproximar da ninfa, que recorrendo a este engano acaba dando espaço para que o deus persuadi-la a lhe ceder sua virgindade.
Desta relação, Calisto sai grávida e embora faça de tudo para esconder o seu atual estado, acaba sendo descoberta pelas outras ninfas que, invejando a sua condição de favorita de Artemis, logo contaram a novidade a deusa. Artemis então expulsa Calisto do grupo, e a jovem, não vendo mais solução para a sua condição segue o seu rumo sozinha.
Ursa Menor |
Arcas cresce e se torna um grande caçador, e em uma de suas caçadas cruza o seu caminho com o de sua mãe Calisto, que mesmo transformada em ursa, ainda mantem a consciência humana, e ao vê-lo tenta se aproximar do seu amado filho. Porém, Arcas não a reconhecendo, empunha o seu arco e se prepara para disparar a sua flexa certeira e mortal. Zeus, querendo evitar uma tragédia, no último instante transforma Calisto e Arcas em duas brilhantes constelações que são as constelações de Ursa Maior e Ursa Menor.
Zeus (Ou Júpiter) e Calisto, por François Boucher |