C/2012 S1- O Cometa mais brilhante que a Lua

Foto do C/2012 S1


Em Setembro do ano passado, dois astrônomos russos (Vitali Nevski e Artyom Novichonok) da International Scientific Optical Network (ISON), descobriram o cometa  C/2012 S1 , que está previsto, de acordo com os seus cálculos, para brilhar de forma muito intensa aos olhos do observadores celestes.
Núvem de Oort
    Todavia, estas informações ainda estão em discussão, posto que ainda é muito cedo para se afirmar com certeza a rota do  C/2012 S1, e muitos cálculos ainda estão sendo feitos. O que se sabe é que, até o momento, a sua rota não oferece risco de colisão com a terra, e o  C/2012 S1 será mais um espetáculo que, bem provavelmente  entrará para a lista de eventos astronômicos históricos. 
    Originário da hipotética Nuvem de Oort (Região fora dos limites do sistema solar, onde orbitam os restos congelados da formação dos planetas) C/2012 S1  se encontra atualmente na constelação de câncer, e embora ainda não possa ser visto a olho nú, os cálculos sugerem que sua rota passará em um campo onde será possível a sua visualização, por volta de Novembro deste ano. E o que é melhor, possivelmente sua magnitude será suficiente para brilhar mais que a lua cheia. 

Portanto, preparem seus equipamentos de observação.





Escritora, fotógrafa e naturalista.

Previous
Next Post »