Os quatro dragões celestes


Considerado um dos quatro animais primordiais, que convocados por Pan Gu (deus criador) se ajudaram mutuamente na criação do mundo, os dragões são para a mitologia chinesa um importante pilar.
Segundo o mito chinês dos Quatro Deuses Celestiais, o Si Xiang, Pan Gu dividiu a terra em quatro quadrantes onde cada um representaria um ponto cardeal, uma estação do ano,um elemento, uma cor e uma virtude. Para cada um destes quadrantes Pan ku deixou um dragão que os representaria. São eles:

Qing Longo - 青龍- Governante da parte oriental, Qing Longo é representado por um dragão azul. Seu elemento é a madeira, a estação é a primavera e sua virtude é a ética. Reza a lenda que todas as noites este dragão bebe água da fonte do templo Kiyomizu


 Zhu Que - 朱雀- Governante da parte sul, Zhu Que se assemelha muito a uma fênix. Tal semelhança se dá inclusive pelo fato do seu elemento ser o fogo. Sua estação é o verão e a virtude é a sabedoria. 



Bai Hu - 白虎 - Governante da parte ocidental, Bai Hu é representado com aparência de tigre. Sua estação é o outono, o elemento é o metal e sua virtude a retidão. Além disso, Bai Hu também é conhecido por guardar os ensinamentos de Buda à humanidade



Xuan Wu - 玄武- Governante do norte, se assemelha muito a uma tartaruga. Seu elemento é a água, a estação o inverno, a cor preta e a virtude é o discernimento. Suas costas em formato de casco de tartaruga representa a abóbada do universo. 

Estátua de Yuan-shi tian-zong

Além destes existe também o dragão Yuan-shi tian-zong, que teria surgido no princípio do universo e criado o céu e a terra, ocupa uma das mais altas posições hierárquicas no taoísmo. No ano novo chinês é representado por esculturas feitas de papel e fitas e sua dança traz a abundância, a prospreridade e a mensagem de boa sorte. Chineses em todo o mundo dizem com orgulho serem “Lung Tik Chuan Ren” (descendentes do dragão).

Escritora, fotógrafa e naturalista.

Previous
Next Post »