Dez fatos sobre a Índia que talvez você não saiba










Quando se pensa na Índia é bem comum ver alguns estereótipos atrelados a imagem que muitos tem do país, como por exemplo a ideia de um povo espiritualizado, vegetariano e com uma clara paixão pelas cores.  Tal fato se dá, muita vezes, em função da grande variedade cultural, linguística e indumentária que existe por lá, além  das peculiaridades culinárias e os costumes excêntricos que acabam reforçando e muito alguns dos estereótipos existentes. Por outro lado, existem alguns fatos que nem todos conhecem, como é o caso desta pequena lista elaborada pelo reporter Sam Miller, ex correspondente da BBC em Delhi. 


País Populoso                                                                           

De acordo com estimativas da ONU, dentro de alguns anos a Índia deverá se tornar o país mais populoso do mundo, ultrapassando a China em 2028.
Para muitos indianos, esse boom populacional será uma conquista pois significará o progresso do país em sua rivalidade com a China. 
Para outros, sobretudo para a geração mais velha, este pico populacional representa nada mais, nada menos que a falha de décadas e décadas de tentativas de controle populacional do país. 
Mas enquanto a população da Índia não chega a este patamar, parece que é a Nigéria quem está ultrapassando a China.




A Índia foi uma ilha                                                                  

É verdade. A mais de 100 milhões de anos atrás, quando os dinossauros caminhavam pela terra, a maior parte do que hoje é a Índia era coberto por água, formando um ilha.
Ha cerca de 50 milhões de anos a placa continental da India colidiu coma  Asia, afivelando a área costeira de ambos os continentes e criando o Himalaia.
As evidencias históricas são fornecidas por conchas fossilizadas que ainda podem ser encontradas no alto das montanhas. A placa tectônica onde repousa o continente continua a se mover lentamente e é a razão pela qual o Everest aumenta ligeiramente a cada ano.





Multilingue                                                                               


A Índia tem, sem sombra de dúvidas, a maior diversidade linguística de qualquer país do planeta.
O número exato ultrapassa a casa das 1000 línguas faladas e muitas vezes é bem difícil definir onde uma língua termina e outra começa.
Um senso realizado em 1961 listou 1,652 linguas, embora algumas seja dialetos, e outras desapareceram deste então.
A Índia não tem uma lingua única oficial. Hindi e Inglês  dividem este posto seguidos de mais quatro grandes idiomas; Benagli, Urdu, Telugu, Marathi, Tamil.



Megacidades                                                                             


Estão localizadas na Índia, três das dez mais importantes megacidades do mundo, ganhando até mesmo da China que possui apenas duas.
Segundo a ONU as três cidades são; Delhi, com a segunda maior aglomeração urbana do mundo, Mumbai, em sétimo e Calcutá em décimo. 
Além destes três aglomerados urbanos, Chennai, Bagalore, Hyderabad, Ahmedabad, Pune e Surat, estão inclusas no top 100 das megacidades.
Com tudo isso,a água é um dos grandes problemas enfrentados pela população dessas megalópoles, pois quase um quarto das casas não possuem abastecimento regular.


417,037, 606  eleitores                                                            

A Índia se orgulha de ser a maior democracia do mundo, visto que os eleitores chineses não elegem os seus representantes diretamente.
Só no ano de 2009 haviam 830.866 seções eleitorais, incluindo uma em Gujarat, que tinha apenas um único eleitor, um zelador de um templo.
De acordo com a Comissão Eleitoral do país, nenhum eleitor deve viajar mais que dois quilometros para chegar ao local de votação mais próximo, sendo instalados postos de votações até mesmo dentro de sanatórios para leprosos.
Com tantos eleitores nada mais natural que a existência de muitos candidatos, por isso a Índia detem o record mundial de maior número de candidatos para um única eleição, foram 1032 só nas eleições do estado de Tamil, em 1996.


Um país muçulmano                                                                 

A Índia tem a segunda (ou terceira) maior população de muçulmanos do mundo.
Embora menos de 15% da poulação indiana seja muçulmana este número (em proporção ao tamanho da população total da Índia) supera os número de todos os países de maioria muçulmana.
(Há quase exatamente o mesmo número de muçulmanos no Paquistão e na Índia)
Os muçulmanos estão bem disseminados pelo país, mas as áreas que reúne um maior número deles são a Caxemira e Lakshadweep. (pequeno território próximo ao Oceano Índico) 


Estradas mortais                                                                       

Há mais mortes na estrada na Índia do que em qualquer outro país no mundo.
Esta é uma estatística que não é surpresa para muitos visitantes, para quem as estradas da Índia são muitas vezes aterrorizante.
Oficialmente cerca de 115.000 pessoas morrem nas estradas da Índia a cada ano - apesar de um estudo recente do British Medical Journal sugerir que estes números estão mais próximos dos 200.000.
O estudo recomenda mais lombadas, uma maior aplicação de um maior uso de capacetes de segurança, e mais multas e suspensões para os motoristas que infringem as regras de trânsito.


A maioria dos filmes não são bollywoodianos                           

A Índia tem a maior produção de filmes do mundo. Mais de 1,100 filmes são produzidos por ano, o que é o dobro da indústria americana e dez vezes mais do que a produção da Grã-Bretanha.
A maioria dos filmes indianos não são, como muitas vezes é suposto, produtos de Bollywood, que é responsável pela produção de 200 filmes por ano. São Chennai e Hyderabad  os principais centros de produção de filmes, só que não são tão famosos como Bollywood.
Apesar de tantas produções, a Índia ocupa o sexto lugar em termos de arrecadação de bilheteria, ficando atrás dos EUA, China, Japão e França

O maior produtor de mangas do mundo                                   

A  Índia é o maior produtor e consumidor de manga do mundo.

Para muitas pessoas, o maior prazer do verão indiano é a profusão de mangas - A fruta oficial do país. Existem várias centenas de variedades de manga indiana e todo mundo parece ter a sua favorita e existem discussões calorosas sobre qual parece ser a melhor.
É possível causar uma grande ofensa em Mumbai, caso você sugira que a manga local não é a melhor do mundo. 


Recordista                                                                                 

A Índia é o país mais obcecado com a quebra de recordes que qualquer outro no mundo. Este fato não é algo que possa ser comprovado com fontes oficiais, mas quem já visitou o país, com certeza, concordaria.
De acordo com o Guinness Book of World Records, a Índia ocupa a terceira posição atrás dos EUA e do Reino Unido em número de registros reclamados a cada ano.
Entre as conquistas mais recentes está a de maior reunião de pessoas (891) vestidas como Mahatma Gandhi. 
Mas além destes existem também os recordes mais obscuros que não entram no Guinness, mas sim em compilações locais como o Livro dos Recordes Limca e no Livro de Registros Índia. Nestes volumes você encontra recordes como a guirlanda mais longa (2 kms), feita com esterco de gado, Yoga sobre cavalo (10 horas) e o acendimento de lâmpadas elétricas com fios que atravessam nariz e boca. (???)


Sam Miller é o autor de A Strange Kind of Paradise: Índia através dos olhos estrangeiros publicados na Índia pela Penguin Índia este mês, e por Jonathan Cape no Reino Unido em junho 2014

Texto adaptado do site http://www.bbc.co.uk






Escritora, fotógrafa e naturalista.

Previous
Next Post »