O povo de Hormozagan, província localizada no sul do Iran, é conhecido como Bandari. A area onde está localizada foi um importante ponto de encontro na rota das especiarias, resultando em uma grande mistura étnica e cultura que incluía árabes, africanos, indianos e persas. Como resultado disso também, houveram profundas modificações na vestimenta das mulheres da região, com roupas coloridas e alegres em lugar do tradicional chador preto. Mas certamente o boregheh (mascaras), usadas por muitas Bandaris (sunitas ou xiitas) é a mais interessante delas.
O uso dessas máscaras pelas mulheres Bandaris remonta a séculos e as raízes dessa tradição são obscuras, mas acredita-se que tenha começado durante o período de dominação portuguesa quando as mulheres escondiam o rosto para evitar serem levadas por senhores de escravos que procuravam mulheres bonitas.
O boregheh também serve como proteção contra o Sol, que costuma ser muito intenso na região.
Muitos tipos de boreghehs, podem ser visto na província de Hormozagan, algumas cobrindo boa parte do rosto, enquanto outras são menores e revelam mais os olhos. O povo local consegue reconhecer a classe social da mulher pela padronagem e pelas cores usadas na máscara.
Ha ainda as máscaras em forma de bigode, usadas por mulheres de um vilarejo na ilha de Qeshm.
Foram elaboradas dessa forma ha muitos séculos, para dar as mulheres locais um ar mais masculino, confundindo os invasores que, acreditando se tratar de homens, acabavam sendo dissuadidos do intento.
Gostou? Leia mais em www.bbc.com
0 Komentar
Gostou? Então deixe o seu comentário!