Aldebaran- O Perseguidor ou Olho do Touro


 Quem gosta de observar o céu noturno, e até mesmo quem não tem este costume tão frequente, com certeza já deve ter, em algum momento, colocado os olhos em Aldebaran.
Aldebaran e o Sol
Componente principal da constelação de touro, localizada a 60 mil anos luz da Terra, Aldebaran é a estrela mais brilhante desta constelação (sendo por isso chamada de α Taue a décima segunda mais brilhante do céu noturno. Por se tratar de uma gigante vermelha, Aldebaran tem um tamanho absurdamente grande em comparação ao Sol e sua luz chega a ser 153 vezes mais luminosa que a da nossa estrela (algumas fontes chegam a citar 360 vezes). Porém, apesar do tamanho e do brilho, Aldebaran tem aproximadamente 3600°C, enquanto o Sol tem aproximadamente 6000°C.
Representação artística de Touro e Órion
 Com relação ao seu nome, já houveram algumas divergências quanto a sua tradução. Algumas fontes citavam que a tradução do seu nome, que vem do árabe  الدبر, seria Olho de Deus, ou Olho do Touro, e essa confusão na tradução se deu obviamente pela sua localização na constelação de Touro. Porém, a tradução mais correta do nome Aldebaran ou Al-Debaran é Aquele que segue ou O seguidor, sendo este nome atribuído a posição em que se encontra com relação as Plêiades, pois a constelação onde está localizada esta estrela, surge no horizonte logo em seguida ao surgimento das Plêiades, dando ao observador a sensação de que o olhar do Touro as persegue. Por outro lado, o olhar do Touro parece enfrentar o caçador Órion que, como sabemos na mitologia greco-romana, caçou as Plêiades por longos sete anos, até que Zeus (ou Júpiter) compadecido das jovens irmãs, mandou um Touro para ajudá-las. (veja mais aqui), tornando a ideia de que Aldebaran também significa Olho do Touro, um pouco plausível também.
Caso o leitor queira observar Aldebaran a noite, basta que localize  a constelação de Órion e seu cinturão(as três marias), e em seguida as Plêiades. Aldebaran será a estrela mais brilhante entre ambas.

As doze estrelas mais brilhantes do céu noturno.




Referências: http://cienciasetecnologia.com
http://www.metric-conversions.org
http://www.cosmobrain.com.br
http://pt.wikipedia.org

Escritora, fotógrafa e naturalista.

Previous
Next Post »
0 Komentar

Gostou? Então deixe o seu comentário!