Jean Delville e o simbolismo oculto

Auto retrato de Jean Delville
Pintor, escritor e ocultista, Jean Delville, embora pouco conhecido, possui um acervo de obras interessantes que mesclam arte e simbolismo.
Nas últimas décadas do século 19, em contramão ao materialismo presente, muitas pessoas começaram a demonstrar grande interesse no esoterismo e espiritualismo. O ponto máximo desta tendencia foi em 1890, década em que Jean Delville estava no auge de sua carreira.
 Sua obras ressaltavam e muito o espiritualismo, a magia, o hermetismo e a cabala, e seus interesses pelo assunto iam além da expressão artística, pois além de quadros, Delville também publicou textos e participou do crescente movimento teosófico daquela época.
O Retrato de Srta Stuart Merril
Embora Delville publicasse textos sobre suas idéias, quase nunca (ou melhor, nunca!) discutia suas obras, fazendo questão de deixar a interpretação das mesmas ao gosto do publico, e como resultado disso, suas obras sempre eram vistas com um certo ar de mistério. O melhor exemplo deste ar característico de Delville é a obra The Portrait of Mrs. Stuart Merrill,(O retrato de Srta Stuart Merril)  que não é um quadro mas sim um desenho feito a giz, onde se vê retratada uma jovem médium em pleno transe.
Outra obra importante é Satan’s Treasures (Tesouros de Satan), onde ao contrário do que se pensa, Delville não retrata a sua visão do inferno, mas provavelmente um trecho do livro Os Grandes Iniciados de Édouard Schuré, mais precisamente o capítulo III, A Iniciação de Isis.
Além destas obras, Delville também possui outras de igual importância como The Angel of Splendour (O Anjo do Esplendor) The School of Plato (A Escola de Platão). 


Escritora, fotógrafa e naturalista.

Previous
Next Post »
0 Komentar

Gostou? Então deixe o seu comentário!