Leitoras anônimas- Quatro mulheres comuns falam sobre seus livros favoritos




Neste dia tão importante, o Dia Internacional da Mulher, nada mais justo que uma singela homenagem a elas, e a homenagem do Mural Filosófico não será feita através de flores, poemas ou citações de mulheres famosas, mas sim dando voz a mulheres comuns, porém inteligentes e cheias de bom gosto.
Esta matéria reúne uma pequena lista com os cinco livros mais legais que cada uma destas mulheres já leram em sua vida. Confiram:


Iara de Moura
Mais conhecida como Iaiá Queen,uma mulher influenciada por suas próprias paixões: mar, cinema, livros, música, educação infantil e brigadeiro. Nessa ordem!


Seus livros favoritos são:


O PEQUENO PRÍNCIPE - Antoine de Saint-Exupéry
O primeiro livro que li na vida. Me chamou atenção a história do menino que viajava a conhecer planetas, tinha experiências extraordinárias e amigos maravilhosos. Um livro cheio de filosofia e poesia que tenho guardado carinhosamente em minha estante. Um presente do meu pai.

O ALQUIMISTA – Paulo Coelho
Este foi de longe o livro que mais me prendeu. Acompanhar Santiago em sua viagem da Espanha ao Egito, envolto a tanto mistério, muito me fascinou. Este é o meu preferido do autor.

O HOMEM QUE CALCULAVA  - Malba Tahan
Eu era uma das adolescentes intolerantes a Matemática e minha professora da época Ivanise Reis (se não me falha a memória) me indicou esse livro que inclusive era exemplar único  na biblioteca do colégio.  O calculista resolve problemas matemáticos, conta histórias, curiosidades... Um livro encantador que mudou a minha visão sobre a matemática.

O MUNDO DE SOFIA - Jostein Gaarder
Um cativante romance que nos convida a trilhar os caminhos da filosofia juntamente à Sofia. Uma história que toma rumos surpreendentes. Este livro me inspirou tanto que quando alguém em minha família faz quinze anos, ofereço O Mundo de Sofia de presente , uma forma de envolver ainda mais o leitor, pois a aventura de Sofia começa justamente às vésperas do seu aniversário.

DEUSES DE DOIS MUNDOS: O livro do Silêncio -  PJ Pereira
Estou lendo  este livro atualmente e confesso estar completamente apaixonada. Trata-se de Romance emocionante que traz os deuses africanos como personagens, porém nada tem a ver com religião. Já me encontro ansiosa pelos dois seguintes.


__________________________________________________________________

 Maiara Cezar

Maiara Cezar tem 21 anos é estudante de Enfermagem ,taurina, carinhosa, companheira, amiga e teimosa. Gosta de cinema, teatro, festa, ficar em casa, dormir, amigos e família.

Seus livros favoritos são:


DEPOIS DAQUELA VIAGEM- Valéria Polizzi
Gostei dele por que fala de uma ilusão que uma menina teve mas acabou contraindo AIDS e teve que superar preconceitos

SAGA HARRY POTTER- J.K. Howling
Gosto a aventura que passa livro por livro.

CREPÙSCULO- Stephenie Meyer
Gosto pelos mesmos motivos anteriores

VIDAS SECAS- Graciliano Ramos
Vidas Secas mostra a realidade do nordestino e tudo o que eles passam.

O PEQUENO PRÍNCIPE - Antoine de Saint-Exupéry
Gosto deste por que é uma historia que faz de adulto e criança sonhar



__________________________________________________________________


   Leda Cesar
Leda Cesar  é formada em Pedagogia, Administração e Serviço Social. Ama felinos, caninos, filmes de romance, drama e o seu engajamento na luta contra o crescimento do alcoolismo no Brasil.

Seus livros favoritos são:

O PRIMO BASILIO- Eça de Queiroz
Gosto deste pois conta a história de Luiza, uma mulher que ama um homem que nunca a mereceu.

SE HOUVER AMANHÃ - Sydney Sheldon
Conta a história da vida de uma mulher que pensava ter mais sorte que as outras pessoas

EU MATARIA O PRESIDENTE- Adelaide Carraro
Fala da vida da autora quando ficou órfã e o sofrimento que passou no orfanato durante o mandato de Getúlio Vargas.

ANNA DE ASSIS- Jeferson de Andrade
Gosto deste livro por que ele conta a história de Euclides da Cunha e sua esposa Ana. Além disso, sempre gostei muito dos livros de Euclides da Cunha e fiquei curiosa para conhecer mais sobre sua vida.

A IRMÃ DE FREUD- Goce Smilevski
Gosto deste por que mostra o que aconteceu entre Freud e suas irmãs durante o holocausto.


__________________________________________________________________

Priscila Graziele
Priscila é baiana, tem 23 anos e é formada em Enfermagem pela Faculdade São Camilo.

Seus livros favoritos são:



CRÔNICAS DE GELO E FOGO- R.R. Martin
Gosto dos livros desta série por que são épicos e cheios de fantasia.

SENHORA- José de Alencar
Este livro é especial por que mostra como o mundo dá voltas.

O ESCARAVELHO DO DIABO-  Lúcia Machado de Almeida
O Escaravelho do diabo foi um dos primeiros livros que li na infância e me deixou encantada.

ERAMOS SEIS- Maria José Dupré 
Gosto deste livro por que é uma história que se parece muito com a da família brasileira, brigas familiares, desentendimentos, amores, essas coisas comuns aos seres humanos.

BÍBLIA- 
Não poderia faltar, já que conta a história do mundo.


__________________________________________________________________
E pra fechar com chave de ouro, não poderia faltar a autora do blog.


       Jamile Leidiane


Sou baiana, estudante de Biotecnologia na Universidade Federal do Pampa- RS e autora do Mural Filosófico.
Meus livros favoritos


DISCURSO DO MÈTODO- Renê Descartes
Gosto deste livro por que ele levanta questões importantes a cerca de nossas verdades preconcebidas, nos levando a uma profunda análise de nossos dogmas, além de propor um novo modelo de pensamento; o pensamento cartesiano.

O PROFETA- Khalil Gibran
Uma das obras mais interessantes deste autor. Uma verdadeira coleção de perolas para o nosso intelecto.

O SILMARILION- J.R. TOLKIEN
Gosto deste por que considero um dos melhores livros de fantasia que já li. Uma obra magnífica que mescla o fantasioso com o surpreendente.

ASSIM FALOU ZARATUSTRA- Nietzsche
Gosto desse livro pela forma como ele apresenta a complexidade da filosofia "nitzschiana", além da sabedoria contida nele.

AS BRUMAS DE AVALON- Marion Zimmer Bradley
Uma série de quatro livros (de fantasia) que narram a história do rei Arthur do ponto de vista das mulheres que participaram do seu reinado. 

Escritora, fotógrafa e naturalista.

Previous
Next Post »