Piramides de cranios- Cézanne |
Neste mesmo mês, ha 140 anos atrás, um grupo chamado Sociedade Anônima de Pintores, formado por trinta artistas, deu origem ao que ficou conhecido como impressionismo, um dos movimentos artísticos mais ousados e inovadores da história da arte.
Ao contrário do que era valorizado no realismo, o impressionismo rompeu com a necessidade de retratar a realidade com fidelidade estética. Por este motivo, recebeu inicialmente duras críticas, entre elas a mais famosa, emitida pelo pintor Louis Leroy, que se referindo especificamente ao quadro Maisons d’Argenteuil, de Monet, disse:
“Impressão, Nascer do Sol – eu bem o sabia! Pensava eu, se estou impressionado é porque lá há uma impressão. E que liberdade, que suavidade de pincel! Um papel de parede é mais elaborado que esta cena marinha.”
A crítica feroz de Leroy teve sua serventia, pois foi graças a ela que o movimento, até então sem nome, recebeu o título pelo qual o conhecemos até os dias atuais; impressionismo.
Dentre os impressionistas destacaram-se, e destacam-se até hoje, Claude Monet, Paul Cézanne, Camille Pissarro, Pierre-Auguste Renoir, Alfred Sisley e Edgar Degas.
Abaixo, algumas de suas obras.
Claude Monet (Maisons d’Argenteuil, 1873) |
Le Harem- Renoir |
White Frost- Pissarro |
The Prima Ballerina- Degas |
0 Komentar
Gostou? Então deixe o seu comentário!