Cada relâmpago um flash


A impressionante imagem acima mostra o flagrante de um fenômeno muito comum no planeta; os raios. Vistos com maior frequência do solo, esta imagem fornece uma perspectiva diferente e pouco comum; a visão do espaço.
A imagem coletada pela ISS no final do ano passado, faz parte de um trabalho dedicado especificamente ao rastreamento de raios, através de um instrumento chamado Firestation. Nela é possível observar uma área coberta de nuvens densas, na península Arábica. Em toda a atmosfera da Terra, os relâmpagos brilham cerca de 50 vezes por segundo (são cerca de 1,5 bilhão de registros por ano), e os cientistas esperam usar o Firestation para registrar e estudar ao menos alguns deles.
Os pesquisadores pretendem coletar informações de até 50 desses fenômenos por dia, incluindo o uso de diversos equipamentos, como fotômetros para medir a luminosidade e antenas de rádio para avaliar a estática (o que dá uma ideia da descarga elétrica gerada). O Objetivo é entender quais processos desencadeiam os raios dentro de tempestades elétricas e descobrir por que alguns deles produzem curtas emissões de raios gama, além de estudar outros fenômenos atmosféricos.


Fonte: Instituto Ciência Hoje

Escritora, fotógrafa e naturalista.

Previous
Next Post »
0 Komentar

Gostou? Então deixe o seu comentário!