Núvens- Você conhece estes 10 tipos?



As nuvens são classificadas com basicamente dois critérios: aparência e altitude.
Com base na aparência, podemos distinguir três grandes grupos; cirrus, cumulus e stratus. Já com relação a altitude elas podem ser altas, médias, baixas ou verticais e a combinação entre aparência e altitude é que dá origem aos dez tipos mais comuns, listados abaixo:

Cirrus
De aspecto delicado e sedoso, são formadas por cristais de gelo e é considerada uma nuvem alta, visto que sua distância média do solo pode chegar até 8 quilômetros.
O nome cirrus vem do grego e significa mecha de cabelo, por tal semelhança estas nuvens foram batizadas assim.








Stratus
São nuvens muito baixas, geralmente acinzentadas que cobrem o céu em camadas uniformes, podendo dar origem a nevoeiros ou chuvisco de baixa intensidade.
Quando vistas do céu, se assemelham a um gigantesco tapete de algodão.











Cumulus
As nuvens do tipo cumulus são massas individuais, (aquelas onde as pessoas costumam ver formas de animais e etc). Possuem contornos bem definidos e coloração clara, surgindo em maior frequência durante o dia.
Ver nuvens do tipo cumulus é sinal de bom tempo, mas caso elas cresçam muito em altitude podem causar temporais.









Bom, agora que você já conheceu os três tipos de nuvens básicas, é hora de conhecer os demais tipos, que são na realidade, combinações entre estes três primeiros. Vamos a elas:


Cirrus x Cumulos = Cirrocumulus

As nuvens Cirrocumulos são ligeiramente semelhantes as cirrus, mas são mais delgadas e forma pequenos tufos mais definidos, (parecendo grânulos, rugas ou até mesmo costelas). Além disso são bastante altas, podendo chegar até doze quilômetros do solo e não chegam a produzir sombra.









Cirrus x Stratus = Cirrostratus
As cirrostratus são uma fina camada de gelo que emprestam ao céu um aspecto leitoso. Em dias de Sol podem criar o fenômeno do halo solar e não são suficientemente densas para formar sombra nem chuva.
Cirrus, cirrocumulus e cirrostratus são consideradas nuvens altas.










Altocumulus
São as causadoras do efeito algodão que às vezes aparece no céu. Podem estar a até seis quilômetros de distância do chão e algumas vezes adotam a forma de ondas. Projetam sombra e frequentemente indicam a chegada de trovoadas no final do dia.










Altostratus

Consideradas nuvens de altura média, as altostratus são identificáveis por cobrir o sol. Geralmente são azuladas ou cinzentas são formadas por cristais de gelo ou gotículas de água muito fria.











Stratus + Cumulus = Stratocumulus 
A stratocumulus possui formato arredondado, cor branca ou cinzenta, e em geral parece um mosaico no céu. Quando se formam, podem causar chuva leve e turbulência quanto atravessadas por aviões.











Nimbostratus
As nimbostratus são nuvens baixas e verticais, sem formato definido, escuras e cinzentas. Também são bastante espessas, podendo ocultar totalmente o Sol. São as nuvens mais facilmente identificáveis em tempo chuvoso
Junto com a stratocumulus e a stratus formam as nuvens de baixa altitude.









Cumulonimbus
As cumulonimbus são nuvens bastante altas, podendo alcançar entre 24 e 35 quilômetros de altura. São formadas por uma porção de coisas, desde gotas de água, a cristais de gelo, passando por flocos de neve e até mesmo granizo. Possuem a forma de bigorna e são responsáveis por chuvas fortes, tornados, granizo e raios.
Juntamente com as cumulus, compõem o grupo das nuvens com desenvolvimento vertical.





E então, o que achou? Qual delas assusta mais?


Quer saber mais?- INMET

Escritora, fotógrafa e naturalista.

Previous
Next Post »
0 Komentar

Gostou? Então deixe o seu comentário!