Cabeleira de Berenice- O mito por trás desta bela constelação.





Conhecida também como Coma Berenices, esta bela constelação do hemisfério celestial norte pode ser visualizada próxima a outras grandes constelações como Canis Vantici, Ursa maior, Leão, Virgem e outras.
Apesar do fraco brilho das estrelas que a compem, Coma Berenices não é uma constelação muito difícil de se localizar devido a sua forma ligeiramente triangular. 

Contudo, nem sempre esta trinca de estrelas constituiu a constelação em questão, anteriormente ela fazia parte da constelação de Leão (formando a sua cauda).
Outra particularidade com relação a esta constelação é o mito por trás do nome que ela carrega, e a história que ele conta é mais ou menos assim:
Há muito e muitos anos, Berenice , a esposa de Ptolomeu do Egito, de um jeito desesperado e aflito, prometeu aos deuses , que se o seu marido voltasse são e salvo da guerra para a qual partira, ela cortaria as suas lindas tranças perfumadas como flores de primavera.

Assim, quando a guerra finalmente acabou,  Ptolomeu voltou inteiro e cumprindo a sua promessa Berenice cortou os seus cabelos que eram tão brilhantes quando estrelas lindas e cintilantes. 
Assim , ela ofereceu suas tranças no altar de Afrodite , que gostava de admirar qualquer tipo de beleza, principalmente as mais brilhantes.
Desta forma , ela transformou os cabelos de Berenice em uma linda constelação, para que pudesse admirá-la todos os dias da sua vida.

Galáxia do Olho Negro
Coma Berenices, apesar de parecer desinteressante a olho nu, está repleta de objetos celestes, incluindo imensas galáxias - que fazem parte do Aglomerado de Virgem.  Dentre
elas podemos citar a galáxia do Olho Negro e a M88, duas galaxias espirais visíveis com telescópios modestos.




Escritora, fotógrafa e naturalista.

Previous
Next Post »
0 Komentar

Gostou? Então deixe o seu comentário!