Super listas - Os 20 minérios mais bonitos da natureza

Os 20 minérios mais bonitos da natureza
Bayldonite

Atualmente são conhecidos cerca de quatro mil tipos de minérios, sendo que mais da metade deste número é constituída de minerais tão raros que foram encontrados somente num punhado das amostras, e muitos são conhecidos somente por alguns pequenos cristais. 
Em extremos diferentes os cristais de quartzo e os diamantes são bons exemplos da disparidade na abundancia dos minérios, pois enquanto o primeiro é extremamente comum, o segundo é admirado e cobiçado entre outras coisas pela sua raridade.
Mas existem outros minérios que competem no quesito beleza e raridade e nesse post você conhecerá os 20 mais bonitos e de quebra ainda vai aprender algumas coisas interessantes.


1-Opala Fóssil (extremamente rara)
Podendo variar do branco leitoso ao preto, as opalas são umas das gemas mais belas do mundo. É mineralóide, (isto é, apresenta características minerais, mas não forma cristais e sim estruturas irregulares) que a uma dada temperatura  escorre através das fissuras de quase todo tipo de rocha, geralmente sendo encontrado nas formações ferrífero-manganesíferas, arenito, e basalto. Por este motivo a Opala pode formar fósseis que embora não tenham grande valor científico, são de grande interesse para colecionadores.



2- Uvarovite
Pertencente ao grupo das granadas, a Uvarovite foi descoberta em 1832 por Germain Henri Hess seu nome provém do Conde Sergei Semenovitch Uvarov (1765-1855), um russo estadista e colecionador amador mineral. 
Os 30 minérios mais bonitos da natureza


3- Fluorite ou Fluorita
A fluorita é um mineral comum cujas maiores jazias situam-se na Alemanha, Suíça e Inglaterra. A palavra fluorescente vem deste mineral, visto que o mesmo fluorescem sob a luz ultravioleta. Além disso, a fluorita apresenta termoluminescência, que é a capacidade de emitir luz após aquecimento.
Fluorite arco-iris



4- Kammererita
Identificada em 1841 pelo mineralogista finlandês Nordenskiöld, a kammererita é um mineral raro  que pertence ao grupo dos cloretos e possui traços de cromo, responsável pela sua coloração magenta.
Um dos 20 minérios mais bonitos da natureza.


5- Tobernite (radioativa)
A tobernite  é um mineral de fosfato, de cor verde, radioativo, encontrado em granitos e outras rochas portadoras de urânio, como mineral secundário.





6- Clinoclase (rara)
Forma estrutural (Cu3AsO4(OH)3) é um mineral, composto de arsenato de cobre de estrutura extremamente bonita.



7-Vanadite (raro)
Formula Pb5(VO4)3Cl, a vanadite é um mineral raro, formados pela oxidação dos depósitos de minério de chumbo, como galena.
Conheça os 20 mais raros e mais bonitos.



8-Callaghanite
Descoberto pela primeira vez no México, a Callaghanite é um mineral azul com traços de magnésio de formula Cu2Mg2(CO3)(OH)6 · 2H2O



9-Stibnite
Também conhecido como antimônio ou antimonite, a stibinite, de formula Sb2S3 é utilizada na confecção de fogos de artifício e pó glitter.


Um dos 20 minérios mais bonitos da natureza.


10- Karpatite (muito raro e muito bonito)
Descrita pela primeira vez em 1955 na Ucrânia, este belíssimo mineral foi batizado como Karpatite em homenagem a montanha Carpathian, de onde foi retirado. Sua formula simples C24H12,no entanto, não reflete a sua beleza, pois a Karpatite, quando exposta a luz ultravioleta se transforma em uma bela pedra de cor azulada (imagem a direita)
Minério que brilha na luz uv


11-Cacoxenite
De formula molecular ligeiramente complexa consistindo basicamente em ferro associado e outros elementos, a cacoxenite possui uma estrutura muito interessante e pode ser encontrada associada a outros minerais.
Lindo cristal de forma incrível


12-Labradorite
Pertencente ao grupo dos feldspatos, a labradorite recebeu esse nome em homenagem ao local de onde foi retirada pela primeira vez; em Labrador, no Canadá.
Um dos 20 minérios mais bonitos da natureza.


13- Opala Negra
Embora seu nome seja opala negra, a mesma é uma das pedras mais coloridas.

Para ser caracterizada como "negra", a cor da base precisa ser entre preto e alguns tons de cinza. Preços podem chegar a atingir 25,000 dólares o quilate 

Um dos 20 minérios mais bonitos da natureza.



14- Opala leitosa
Da mesma forma que a opala negra, a leitosa também carrega inúmeras cores, embora a sua cor base seja leitosa. É uma pedra muito comum no Brasil, sendo conhecida também como pedra da lua. Podem ser naturais ou sintéticas, sendo estas últimas a maioria das pedras da lua que se encontram em lojas e sites. 
Para diferenciar uma pedra natural e uma sintética basta apenas expô-las a luz ultravioleta, pois as pedras naturais refletem a luz, ao passo que as sintéticas não.
a verdadeira pedra da lua.



15- Ammolite (muito rara)
Com propriedades cromáticas que abragem as sete cores do arco-íris, a ammolite ou amolita consiste em conchas fossilizadas. Sua composição é a aragonita o mesmo mineral que dá origem as pérolas, sendo portanto uma rocha biogênica (assim como a Opala e o Ambar).
Um dos 20 minérios mais bonitos da natureza.




16- Cuprosklodowskite (radioativo)
Pertencente a família dos silicatos, essa pedra de nome complicado é encontrada em depósitos de urânio.

Um dos 20 minérios mais bonitos da natureza.



17-Bismuto
O bismuto (Bi) é um elemento químico metálico, trivalente, de cor branco- prateada a avermelhada, quebradiço e com brilho metálico intenso. O bismuto foi confundido durante épocas com o estanho e o chumbo devido a semelhança com os dois elementos, mas somente em 1753 foi confirmado como novo elemento químico.

Um dos 20 minérios mais bonitos da natureza.


18-Ósmio
Na sua forma metálica o ósmio é muito denso, branco azulado, frágil, sólido e brilhante, inclusive a altas temperaturas, mesmo sendo difícil encontra-lo nesta forma.
Devido à extrema toxicidade do seu óxido, o ósmio raramente é usado na forma pura, frequentemente é usado aliado com outros metais, tais como irídio e platina, em aplicações nas quais é necessária uma grande dureza e durabilidade. As ligas de ósmio são quase que inteiramente empregadas em penas de canetas do tipo tinteiro, agulhas de toca-discos, agulhas de bússolas, eixos de diversos instrumentos e em contatos elétricos.
Um dos 20 minérios mais bonitos e brilhantes da natureza.


19- Emmonsita
Pertencente ao grupo dos óxidos, é composta de associações entre ferro, telúrio e outros elementos.
Cristais que parecem seres vivos.


20- Pallasite (pra fechar com chave de ouro)
Quando os pesquisadores cortaram a pedra de meteorito que havia caído do céu não imaginavam que encontrariam dentro dela uma formação mineral tão bela.  Conhecido também como Fukang, este meteoro contem gemas de olivina em seu interior. A olivina pertence ao grupo dos nesossilicatos cujos membros são constituídos por silicatos de magnésio e ferro, com fórmula química (Mg,Fe)2SiO4. Uma amostra da Pallasite pode custar até 37 milhões de dólares.

Pedra de Meteoro




          Mindat.org
          Wikipedia

Escritora, fotógrafa e naturalista.

Previous
Next Post »
1 Komentar
avatar

Adorei dos nome e o site explicou de uma forma exaustiva.

Balas

Gostou? Então deixe o seu comentário!