E lá se foi o tempo...






Meu Deus, como o tempo passou rápido! Ainda ontem era uma criança que, brincando em meu mundo introspectivo, vivia sem preocupações com absolutamente nada, a não ser qual seria a próxima brincadeira. Hoje, sou o espectro da angústia, pois carrego o mundo nas costas e não me permito ficar sem preocupações.
O que a vida fez com a gente? Ou melhor, o que nós mesmos estamos fazendo? Por que crescemos e passamos a acreditar que não nos é mais permitido ser livre, pois mesmo quando o somos, acreditamos que não devemos ser?
Assumimos responsabilidades, nos afundamos em trabalho, ocupamos nosso tempo e enchemos nossa mente com coisas que nem são tão urgente quanto acreditamos ser.
E o tempo vai passando... E a corrida continua em aceleração constante. Vamos vivendo, correndo, trabalhando, esquecendo, aprendendo, ignorando, criando, destruindo... na crença e descrença de todas as coisas. E o tempo vai passando...
E assim, chegamos ao último momento; o agora. E acordando do estado catatônico em que nos encontrávamos até então, olhamos para trás e vemos que lá se foi o tempo. Nos damos conta de que ele veio e não se demorou, e não fomos capazes de aproveitar cada momento que recebemos de presente deste velho sábio. Ignoramos a sua breve estadia, e voltando nossas atenções para preocupações banais, fazíamos "vista grossa" cada vez que ele, assim como o coelho de Alice, apontava para o relógio, numa tentativa desesperada de nos fazer acordar.
E como dizia Chaplin; Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre. E cada tic tac do relógio é um grão a menos na ampulheta do tempo. Quem somos nós? Somos uma fusão entre o aqui e o agora, um frêmito da eternidade, o microcosmo que, mesmo estando preso a um ego, encerra em si todo o segredo da criação, e que tem no agora tudo o que importa e tudo o que precisa, portanto não o desperdicemos com coisas frívolas e banais, pois um dia chegará o momento em que entenderemos que o tempo, nunca esteve nos relógios mas sim, dentro de cada um de nós.

Por Jamile Leidiane

Escritora, fotógrafa e naturalista.

Previous
Next Post »