#LiteraturaComentada- Cidade do Sol (Khaled Hosseini)

Khaled Hosseini
 Escrito por Khaled Hosseini, o mesmo autor de O Caçador de Pipas, Cidade do sol é último livro que acabo de ler e não poderia deixar de comentar. Esse livro conta a história de duas mulheres afegãs; Mariam que após fugir de casa para ir morar com seu pai, acaba descobrindo que ele se envergonha dela, pelo fato ser uma harami (bastarda). Ja Laila é uma menina criada dentro dos padrões modernos de educação, vai a escola, não é obrigada a usar burca e tem uma grande amigo de infância chamado Tariq, por quem ela descobri nutrir uma grande paixão, mas se vê obrigada a se afastar durante a guerra contra os invasores russos. O Destino das duas mulheres se cruzam quando um míssil atinge a casa de Laila, matando os pais da menina. Mariam, que a esta altura ja esta casada com Rashid (um homem extremamente egoísta, violento e machista)resolve cuidar da menina até que ela se recupere. Mas Rashid acaba tomando Laila como segunda esposa e a partir daí tem início uma série de pequenos desentendimentos que, por incrível que pareça, resultará em uma grande amizade entre das duas.
 Cidade do Sol não é diferente de O Caçador de Pipas, principalmente por que tem uma mensagem realista porém otimista, e o final não é melancólico. A história como descrevi, pode parecer boba, mas reserva grandes surpresas que não quis citar aqui para não perder a graça. Uma delas é com relação ao desfecho do casamento de ambas com Rashid e o reencontro de Laila e Tariq, que posso garantir; vai prender sua atenção no livro.
 Em resumo, Cidade do Sol nos conta duas histórias de vida e uma historia de amor ambientadas no caos da guerra e surgimento do Taliban. Revelando o sentimento de patriotismo dos afegãs e a tristeza de ver o seu país devastado pelos senhores da guerra. É um livro muito interessante.

Escritora, fotógrafa e naturalista.

Previous
Next Post »