Literatura Comentada- O Apanhador no Campo de Centeio


Certa vez li em algum lugar que o problema dos livros famosos e que você sempre espera demais deles. Eu diria diferente, diria que esse é o problema dos livros com nomes interessantes. Foi assim com 50 tons de cinza, (me desculpem os que gostam) o qual confesso que comecei a ler muito antes dessa onda de fãs e que acabei abandonando antes de completar a primeira dezena de páginas. 
Às vezes isso acontece comigo, não é muito frequente, acho que só abandonei uns quatro livros em toda a minha vida, mas o fato é que acontece.
Mas voltando ao problema dos nomes interessantes, foi exatamente isso que aconteceu com O Apanhador no Campo de Centeio de J.D. Salinger. Não é que o livro seja ruim, ao ponto de abandoná-lo tal qual fiz com 50 Tons de Cinza, mas não era exatamente o que o título me fez pensar que seria.
Pensando bem acho que preciso fazer uma leve correção no que eu disse no parágrafo anterior. Pra ser bem honesta, acho que não existem livros ruins. Acho que existem livros bons, livros espetaculares, livros legais e livros que parecem ter sido escritos para agradar um determinado numero de pessoas, mesmo que isso signifique apenas o autor.
O Apanhador no Campo de Centeio conta a historia de Holden, um garoto adolescente, que vive na década de cinquenta, mas parece ter os mesmos conflitos que todos os adolescentes de qualquer época. Não tem certeza quanto ao futuro e nem muito menos quanto a ele mesmo, mas tem o anseio de viver a sua própria vida. É um carinha legal, tem um certo bom senso e uma moral própria a ponto de se sentir extremamente incomodado com coisas que são ignoradas pela maioria das pessoas.
O Apanhador foi um livro que ouvi falar muito e todas as críticas que escutei foram boas. Ou seja, agradou muita gente. Não tiro nenhum deles da razão, o livro é legal sim, me agradou também, só que eu esperava um grand finale e ele infelizmente não veio. Culpa minha, que criei expectativas demais. 
E se você leu essa postagem até aqui e está pensando em desistir de ler, eu digo; Não faça isso! Vá em frente e leia, você irá gostar. Só não espere um final impactante, por que você não vai encontrar, mas enquanto durar a leitura você irá se gostar.
E se livro bom é livro que deixa saudades, então O Apanhador no Campo de Centeio é um ótimo livro. 




Atenção
As opiniões expostas acima são de responsabilidade do autor e não visam agradar, desagradar ou formar opinião. Leia-as e sinta-se no direito de concordar ou discordar, tendo sempre em vista a subjetividade de cada opinião. 

Escritora, fotógrafa e naturalista.

Previous
Next Post »
0 Komentar

Gostou? Então deixe o seu comentário!