Melancholi- Edvard Munch-(1895) |
Pessoas que apresentam sintomas de depressão em apenas uma determinada época do ano, em alguns casos, podem ser diagnosticadas como portadoras de TAS- Transtorno Afetivo Sazonal, ou Depressão Sazonal.
Segundo estudos realizados o Transtorno Afetivo Sazonal é descrito pelos episódios afetivos recorrentes em relação temporal com um período particular do ano, tende a se agregar em famílias e é herdável. Tal condição está associada a duas épocas distintas; o inverno e o verão, e são denominadas como Depressão Sazonal de Inverno e Depressão Sazonal de Verão.
A Depressão Sazonal de Inverno está relacionada a pouca disponibilidade de luz enquanto a Depressão Sazonal de Verão é o oposto. Ambas ocorrem com maior frequencia em latitudes mais elevadas, onde as estações do ano são mais bem definidas. Nestes locais os invernos costumam apresentar mais horas de noite enquanto o verão apresenta o oposto, mais horas de iluminação solar e consequentemente mais calor.
Como sabemos, a disponibilidade de luz solar é a principal responsável pela regulação do ciclo circadiano e consequentemente o metabolismo hormonal e secreção de neurotransmissores (serotonina-melatonia), regulados pelo sistema Hipófise-Pituitária-Adrenal. A redução da luminosidade solar no inverno, causa uma elevação dos níveis de melatonina, alterando o ciclo biológico do indivíduo. Na contramão deste processo está o excesso de luminosidade solar no verão, que causa a redução deste mesmo neurotransmissor, ocasionando outras alterações no ciclo.
Tais alterações nos níveis de melatonina e alguns outros neurotransmissores são responsáveis pelos principais sintomas da TAS, que são; fadiga, sonolência (inverno), insônia (verão), desânimo, apatia, somatizações e até mesmo pensamentos suicidas (em casos mais graves).
O tratamento para a TAS vai desde a medicação a mudanças nos hábitos de vida, mas ainda são necessários muitos estudos para melhor compreensão do seu mecanismo e consequentemente o desenvolvimento de novas terapias.
Para uma compreensão mais ampla da TAS, sugerimos a leitura de algumas matérias e artigos científicos que selecionados para você. Confira abaixo:
O que é Transtorno Afetivo Sazonal? (matéria)
Superposição entre depressão atípica, doença afetiva sazonal e síndrome da fadiga crônica (artigo)
Depressão de inverno é mais comum do que se imagina. (matéria)
Os perigos da depressão invernal.(matéria)
Depressão de verão. (matéria)
.
0 Komentar
Gostou? Então deixe o seu comentário!