1-O Ebola é uma doença infectocontagiosa transmitida pelo vírus de mesmo nome cuja principal manifestação é a hemorragia interna e externa.
2- Um estudo publicado pela revista Nature em 2005, sugere que ele tenha se originado de morcegos que ao se alimentarem de frutas, acabavam infectando-as com o virus que posteriormente era transmitido para os macacos que se alimentavam das mesmas. (veja o artigo aqui)
3-Em humanos o vírus se espalha por meio de contato com sangue e fluídos contaminados, ficando em encubação por um período que varia entre dois dias e três semanas.
4-A morte vem em decorrência da hemorragia que leva a falência múltipla dos órgãos em 50 a 90% dos casos, dependendo da variável viral.
5-Depois disso o vírus pode permanecer vivo por até dois ou três dias mesmo estando fora do hospedeiro.
6-Caso o paciente chegue a ser curado, o vírus ainda pode permanecer por sete meses no organismo, podendo ser transmitido através de relações sexuais.
7- Em alguns casos o vírus do Ebola pode se alojar nos olhos, alterando a coloração da iris. (veja matéria aqui)
8- O vírus do Ebola também é mestre em evadir as defesas naturais do corpo: ele bloqueia os sinais enviados para as células chamadas neutrófilas, as células brancas que têm a responsabilidade de soar o alarme para o sistema imunológico entrar em ação e atacar.
9- Na verdade, o Ebola infecta as células imunológicas e as usa para viajar para outras partes do corpo incluindo o fígado, os rins, o baço e o cérebro.
10- Algumas pessoas podem ser imunes ao vírus, pois suas células não apresentam determinados marcadores que possibilitam a sua entrada.
11- Apesar de existirem inúmeras pesquisas em torno do desenvolvimento de vacinas e medicamentos, não há uma cura comprovada para o ebola.
12- Apesar da preocupação com triagens e quarentenas nenhum aeroporto no mundo tem capacidade de detectar se uma pessoa está infectada pelo vírus no estagio inicial (quando não há febre ou outros sintomas).
13- Exames de sangue podem ajudar a identificar o vírus, mas eles são analisados em laboratórios e o resultado pode levar horas.
14- Os profissionais de saúde que utilizam a vestimenta de proteção, precisam trocá-las a cada 40 minutos.
16- A temperatura interna dentro do uniforme pode chegar a 40°C
17- A auxiliar de enfermagem espanhola confirmada com ebola contou ter entrado duas vezes no quarto de um dos dois pacientes que estava ajudando a tratar - primeiro, para ajudar a tratar o paciente, e depois para desinfetar o ambiente após a sua morte.Nos dois casos, ela usou o equipamento protetor completo. Acredita-se que ela tenha sido infectada quando tirou a roupa. (veja a notícia aqui)
18- Água e sabão ou gel bactericida rapidamente rompem a cápsula que envolve o vírus. Um método de descontaminação facilmente acessível em regiões remotas é o uso de detergentes diluídos em água.
19- Apesar das suspeitas, nunca houveram casos confirmados de Ebola no Brasil.
20- Até o ano de 2014 o Ebola já havia deixado mais de 3,7 mil crianças orfãs.
21- Segundo a OMS, o vírus foi diagnosticado pela primeira vez em humanos em 1976, no Sudão e na República Democrática do Congo.
22- O surto ocorreu em uma aldeia perto do rio Ebola, daí o nome da doença. Cerca de 500 pessoas foram infectadas e 400 morreram.
23- Desde então, várias cepas do vírus surgiram no continente africano e para cada uma delas há um conjunto de sintomas característico.
24- Existem, até o momento, cinco cepas do vírus Ebola; Bundibugyo, Costa do Marfim, Reston, Sudão e Zaire, nomes dados a partir de seus locais de origem.
25- A cepa Reston é a única que apesar de infectar humanos não desenvolve nenhuma doença.
26- Uma vez infectado por uma destas cepas o individuo se torna imune a ela, mas continua passível de contaminação pelas outras.
27- O Ebolavirus é membro da família Filoviridae que abriga um grupo de vírus letais aos seres humanos, incluindo o vírus Marburgo.
28- A febre hemorrágica de Marburgo, teve epidemias conhecidas em 1967 (a primeira), e depois em 2007-2014 (cujo epicentro foi Uganda).
29-Tanto a doença quanto o vírus estão relacionados com o Ebola e têm origem na mesma área geográfica (Uganda e Quénia ocidental). A sua fonte é uma zoonose de origem desconhecida.
30- O cineasta Ridley Scott (‘Prometheus’, ‘Blade Runner’) levará para a TV a história sobre a epidemia de ebola, mas ainda não há uma data definida para a estréia. (veja aqui)
0 Komentar
Gostou? Então deixe o seu comentário!