Esse foi o único livro de Carl Sagan que li até o momento. Se não me engano é um dos poucos romances do autor, o restante são apenas livros científicos. No início Contato é super empolgante, pois conta a história de uma cientista chamada Arroway que, apesar de se sentir um pouco deslocada por ser uma das poucas mulheres no meio científico, acaba sendo convidada para liderar uma pesquisa de inteligencia extraterrestre. Contudo, logo após a descoberta de uma espécie de código vindo através de ondas de radio da estrela mais próxima da terra, o livro cai em uma chatice só.
Apesar de inicio envolvente, aos poucos a narrativa vai ganhando contornos muito políticos e acaba deixando de lado a característica principal que havia no início; a capacidade reflexiva. Caso o leitor seja simpatizante desse tipo de leitura poderá gostar do livro, mas se por acaso deseja um livro que fale sobre a possibilidade de vida extra terrestre de forma mais leve e filosófica, não vai se sentir envolvido pela leitura.
Contato virou filme e embora eu ainda não tenha assistido, vi muitas críticas negativas. E pelo andar do livro da carruagem, não terei muita pressa para assistir. O autor é ninguém menos que Carl Sagan, cientista e astrônomo americano que recebeu 22 títulos honoris causa e outras inúmeras premiações relacionadas suas pesquisas científicas, além de ser autor da série Cosmos (que por sinal está sendo reexibida no NatGeo).